O advogado criminal, conhecido também como criminalista é o profissional do direito que se especializou para atuar na área do direito penal. Sua atuação consiste em defender uma vítima de um crime ou defender os interesses de um acusado de ter cometido um crime ou contravenção penal.
Esse profissional da advocacia é aquele que vai trabalhar elaborando a defesa do seu cliente em processos ou inquéritos criminais ou em ações penais.
No caso do cliente, por algum motivo, estar preso antes de um eventual julgamento é papel do advogado criminal elaborar um requerimento com o objetivo de revogar ou relaxar essa prisão.
Ele poderá também atuar entrando com um pedido para que a liberdade provisória do acusado seja concedida e desta forma o mesmo possa responder ao processo de acusação em liberdade.
Outras formas de atuação:
Defendendo os interesses de uma vítima de um crime, o papel do advogado criminalista é reforçar o trabalho que será realizado pela promotoria auxiliando a vítima a provar as acusações ou prestando consultoria para que a mesma receba orientações sobre como proceder em seus depoimentos.
Nos casos de crimes para os quais a ação penal deve ser de iniciativa privada como nos casos de: calúnia, danos simples, violações de direito autorial e entre outros é imprescindível que a vítima contrate os serviços de um advogado criminal.